domingo, 24 de maio de 2009

Porcos, gripes e zumbis

Galera... Desculpem-me a demora para este post prometido já há tanto tempo, mas os dias têm sido corridos com trabalhos, projetos próprios, vida e etc... Mas vamos ao assunto!
Devo lembrar a todos que a área da saúde NÃO é minha área, portanto, qualquer erro meu, eu gostaria de ser notificado! Desenvolvi este tópico após algumas conversas, principalmente com meu caro amigo Daniel que me explicou muitas coisas das quais eu não entendo.
Não faz muito tempo que surgiu mais uma “moda” nas notícias pelo mundo, assim como muitas relacionadas a uma doença nova que gerou pânico internacional; a gripe suína.
Tal gripe causou tumulto e fez muitos desinformados deixarem de comer carne de porco. Tudo bem que suas origens se deram por mutações de várias gripes em porcos, mas no surto atual ela está se transmitindo como uma gripe comum; de pessoa para pessoa por vias aéreas, portanto, permaneço comendo despreocupado. Ainda assim, esta gripe permanece ainda gerando algumas preocupações, tais como outras doenças que geraram medo às massas, incluindo a gripe aviária, doença da vaca louca, etc... Chega a ser engraçado como cada vez mais animais estão tendo seus nomes atribuídos às doenças e breve teremos todo um zoológico de doenças. Este processo não acaba e tende a expandir com o surgimento de novas doenças que castigarão a humanidade, tal como certo dia surgiu uma doença que ainda preocupa a todos e possui suas origens e cura em mistério; a síndrome da imunodeficiência adquirida ou AIDS.
Por qual motivo surgem tantas doenças? As possibilidades são muitas, mas todas devidas às mutações sejam do que for, de vírus ou bactérias... Mutações criam doenças novas tal como uma simples gripe pode se desenvolver para algo que vemos periodicamente causando pânico em aeroportos. Existem até os exemplos mais simples como pessoas que tomam antibióticos para dores de garganta e quando sentem uma melhora, simplesmente cortam o tratamento, o que faz com que bactérias criem resistências e voltem ainda piores.
Existem também casos mais complexos como mutações criadas em laboratório. Obvio que a ciência hoje em dia permite coisas incríveis (e eu sou totalmente a favor desse avanço), tal como a terapia gênica que permite curar doenças (principalmente hereditárias) através da transferência de material genético por meio de vetores virais, ou seja, vírus modificados para trocarem o material genético que apresenta problemas por material 100%. Isso abre toda uma nova fronteira para a medicina, mas ainda somos humanos e sujeitos a erros, ou seja, devemos sempre lembrar que m*rda acontece (e evitar isso), afinal, toda essa história pode fazer lembrar aos fãs de filmes e livros de terror o clássico “Eu Sou A Lenda”, onde foi descoberta uma cura para o câncer que gerou problemas bem maiores do que a doença original!
Com tantas mutações surgindo todos os dias, não duvido muito de ficar sabendo de uma ocorrência médica de um cara mordido por um macaco que logo foi para a UTI e em pouco tempo zumbis caminhavam pela cidade, ou qualquer coisa parecida! Na duvida, esteja sempre preparado, pois nunca se sabe quando pode acontecer um apocalipse zumbi! Alguns dizem que já aconteceu (vide imagem da página com a notícia, afinal, não sei até quando o link irá durar) e outros apenas aguardam. Eu, na duvida apenas estou me curando de minha gripe que felizmente até onde sei não tem nenhum nome de animal associado e caso haja mesmo um apocalipse, acho que minha vivência com filmes e jogos do gênero talvez me ajude em algo! E vocês, o que fariam? Pensa nisso!!


2 comentários:

  1. O único animal que talvez se encaixe na minha atual gripe, seria o burro...
    Só um burro fica jogando futebol num frio de 10° com garoa fina ¬¬'

    ResponderExcluir
  2. Vejo que meus sintomas podem incluir este animal no meu diagnóstico, afinal, ficar jogando na net as 3 da manhã sem blusa no frio e gritando "CUIDADO COM A P*RRA DO ZUMBI" toda hora deve ter sido a causa da minha dor de garganta que acarretou em todo o resto da gripe!
    Mas somos brasileiros e não desistimos nunca!! Heheheh

    ResponderExcluir